Os serviços no Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO) devem ser retomados na segunda-feira, 28, conforme antecipou o presidente do órgão, Colemar Câmara. Ele explicou que a interrupção dos serviços foi ocasionada por uma descarga elétrica no último sábado, 26, que teria danificado o sistema de lógico do Departamento. “Pretendemos fazer essa recuperação neste sábado, 26, e na segunda já voltamos normalmente”, diz o presiente.

Câmara também desautorizou qualquer servidor a falar em nome do Detran-TO sem prévia autorização e garantiu que as emissões de documentos estão funcionando normalmente. Esta informação foi provocada pelo questionamento de que os serviços estão sem funcionar desde o dia 15 de dezembro do ano passado e de que a informação teria sido prestada pelos próprios servidores do órgão.

“Não há nenhum servidor autorizado para falar sobre isso até porque eles não detém todos os conhecimentos, sobre contratos, permanência etc, mas o serviço está normalizado e segunda-feira , quando voltarmos a operar estaremos imprimindo normalmente”, afirma Colemar Câmara.

Questionado se o problema ocorrido no Detran poderia ter alguma relação com o que aconteceu no Estado no segundo semestre do ano passado em que foram perdidos arquivos, principalmente na Secretaria de Educação, Colemar Câmara admitiu que seja provável que haja necessidade de atualização do sistema de Tecnologia da Informação do órgão, e alegou que a tecnologia é muito dinâmica e precisa sempre ser revista. “Segundo nossos próprios técnicos de tecnologia da Informação desde 2008 não se faz uma atualização. Mas isso tudo está sendo pontuado pelo governo do Estado, que está criando a Agência de Tecnologia do Tocantins”, explica.

Sobre contratações para suprir déficit de pessoal do órgão, conforme já havia sido anunciado ano passado, o presidente disse que está aguardando a conclusão da reforma administrativa para saber se serão contratados novos servidores, ou remanejados dos quadors efetivos para suprir as carências atualmente existentes.

“Não necessariamente contratação, temos hoje no estado muitos servidores cedidos que oneram a folha e obrigam contratar mais, mas acredito que a Secretaria de Administração deve reformular e readequar os servidores conforme a necessidade”, finaliza.

Saiba mais

Os serviços do Detran-TO foram paralisadas na última quinta-feira, 24, sem nenhuma informação prévia aos usuários, que ao chegarem ao local se depararam com os portões fechados e um aviso informando que o Sistema Detrannet estaria passando por manutenção. Por meio de nota enviada pela Secretaria de Comunicação (Secom) ainda no início da tarde de quinta-feira houve uma nova queda de energia prejudicando novamente o sistema e o trabalho para a sua recuperação.  Ainda conforme o Governo, a manutenção no sistema realizada na quinta-feira foi uma medida de emergência. Informações levantadas pela reportagem do Jornal do Tocantins todos os estabelecimentos do Departamento estiveram fechados na quinta-feira.