Agentes econômicos, estudantes, políticos, forças organizadas e autoridades estiveram reunidos ontem à noite para o terceiro encontro da segunda edição do Diálogos da Sustentabilidade, projeto promovido pelo Grupo Jaime Câmara (GJC), por meio da rádio CBN Tocantins, que debateu sobre o tema Ecoturismo: a economia da natureza.

Ramis Tetu, consultor técnico do projeto, deu abertura ao evento destacando a força que o ecoturismo é para trazer o desenvolvimento não só econômico, mas social e ambiental. “O ecoturismo traz uma série de melhorias que facilitam a proteção ambiental, a geração de renda e emprego, aproveitando os nossos atrativos naturais diversos”, frisou.

O doutor em Economia Ambiental, Divaldo Rezende, destacou as economias de ecoturismos que ocorrem na Europa e em outros países, além do Brasil. Para o Tocantins, ele conceituou e deu algumas dicas de como incorporar esses novos conceitos em uma nova dinâmica de Ecoturismo para o Estado.

Já o doutor em Ciências Lucio Flavo Marini Adorno discutiu sobre as reais condições de implantação de um projeto de ecoturismo no Tocantins diante dos desafios de gestão pública e de desenvolvimento do setor econômico, visto a preservação da natureza local e a agregação de valor a essa natureza, levando em conta princípios de sustentabilidade.

Rosângela Benvindo, a gerente de apoio a projetos estratégicos do governo do Estado explicou que ecoturismo no Tocantins surgiu como uma proposta de desenvolvimento sustentável para as unidades de conservação criadas nos primeiros 15 anos do Tocantins.

Omar Hennemann destacou no debate que o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Tocantins (Sebrae) está atento a espaços que se tornem atrativos, que faz com que as pessoas se desloquem, fazendo gerar todo um serviço de prontidão para atender o turista que é apaixonado pelo ecoturismo, gerando emprego e trazendo economia para o Estado. “O Sebrae tem o compromisso de apoiar o desenvolvimento desses negócio que dão suporte as pessoas que apreciam ao ecoturismo”, afirmou.

Apoiadores

O evento é patrocinado pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Tocantins (Sindifiscal/TO), o Itpac, o Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a BRK Ambiental.

Programa

A discussão foi gravada e será transmitida na CBN Tocantins, no dia 7 de abril, às 10 horas. O debate foi mediado por Júlio Prado, âncora e coordenador da CBN Tocantins.

Durante o evento, Abrão Falluh, gerente comercial da CBN Tocantins e da TV Anhanguera comentou que o ecoturismo está em voga no Tocantins. “Precisamos desenvolver o ecoturismo e trazer desenvolvimento para o nosso Estado. Talvez esse seja um dos melhores momentos para isso, mas a nossa proposta é trazer um ecoturismo sustentável, pensando no futuro”, acrescentou o gerente comercial.