Em novo decreto publicado na noite de sexta-feira, 14, a Prefeitura de Palmas autorizou a retomadas das aulas presenciais na rede particular da Capital a partir da próxima segunda-feira, 17. Segundo o Decreto nº 2.048, as atividades terão que ser realizadas de forma escalonada e em sistema híbrido, ou seja, também na modalidade online.

Além disso, as instituições de ensino terão que respeitar a presença de usuários a 50% da capacidade de cada área do estabelecimento.
No mesmo decreto, a prefeitura ainda anunciou a reabertura de espaços públicos da cidade, entretanto ficam de fora os píeres das praias da Capital e as faixas de areia, que ainda não poderão ser utilizadas pelos palmenses.

Quanto ao serviço público, o decreto determina ainda que os servidores municipais que já vacinados contra a Covid-19, poderão retornar às atividades presenciais, inclusive quando acometidos de comorbidades. Já as atividades administrativas exercidas por servidores não vacinados e com comorbidades são mantidas via home office.

Para os comércios que incluem bares e restaurantes, o atendimento deverá ser das 11 às 15 horas, todos os dias, limitada a entrada de usuários ao quantitativo de 50% da capacidade do estabelecimento, e, das 15 até 0h para entrega em domicílio ou retirada no local até a próxima quinta-feira. A partir de sexta-feira, 21 de maio, o horário será ampliado, e o funcionamento estará liberado das 11 às 22 horas, entretanto deverão ser respeitados o protocolos sanitários e limite de capacidade de 50%.

Estado

Também na sexta-feira, 14, o governo do Estado publicou novo decreto que anuncia o retorno das aulas presenciais no Estado também a partir de segunda-feira. 
O Decreto Estadual nº 6257, publicado no Diário Oficial do Estado, também manteve a jornada de 6 horas para os servidores públicos e a força-tarefa “Tolerância Zero” que visa coibir aglomerações, ambas até 11 de junho. O documento também fixa recomendações aos gestores municipais quanto ao funcionamento das atividades comerciais e industriais.