Com o intuito de garantir a ensino aos estudantes da rede municipal de Porto Nacional, a Prefeitura desenvolveu o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), um suporte pedagógico que distribui conteúdos diversos. O lançamento da nova ferramenta ocorreu ontem, através da Secretaria da Educação (Semed).

De acordo com a Gestão, a iniciativa ocorreu após a suspensão das aulas devido à pandemia do novo coronavírus, que já está alastrada por pelo menos 50 municípios do Estado. Cerca de 8 mil alunos poderão acessar os conteúdos online através do site educacao.portonacional.to.gov.br.

O desenvolvimento do conteúdo ficou a cargo da Semed, que já fazia um planejamento coletivo com os professores e agora os blocos de atividades, virtual, será para os alunos. O site que acomoda a plataforma foi desenvolvido pela equipe de sistemas da diretoria de Tecnologia da Informação da Prefeitura.

Estarão disponíveis materiais como, orientações para os pais ou responsáveis, blocos de atividades, vídeos, livros de literaturas, sugestões de sites, dentre outras práticas. Segundo a Prefeitura, os alunos que não dispuserem de internet em casa terão as atividades impressas e poderão ser retiradas na escola em que estuda. Já as famílias dos alunos do campo podem fazer a solicitação na escola e as atividades serão entregues em casa.

Também estará na AVA o ‘Bloco de Atividades’ produzido oportunizará a resolução de tarefas que fazem parte do currículo referente ao ano/série em que o aluno está matriculado. As atividades devem ser respondidas de acordo com a data indicada nas páginas, detalhou a Semed.

Além desse recurso, o professor estará em contato com o aluno ou o responsável, através do ‘Grupo da Turma’ no aplicativo WhatsApp, para orientá-los sobre os estudos ou indicar outras atividades.