Os aprovados no concurso público da Prefeitura de Porto Nacional devem comparecer com urgência para tomarem posse e assumirem seus cargos, conforme chamamento de urgência do município.

No último dia 21 de janeiro, a gestão convocou 240 dos aprovados para solenidade de posse, e os novos servidores foram lotados nas pastas da Saúde e Educação.

Os servidores que ainda não se apresentaram ir até à Secretaria Municipal da Administração, que fica na sede da Prefeitura. Após a posse, eles têm 15 dias para iniciarem as atividades funcionais.

Como penalidade, o servidor empossado que não entrar em exercício nesse prazo, será exonerado do cargo público.

O chamamento dos aprovados começou ainda em dezembro de 2019, quando o prefeito Joaquim Maia assinou o edital de convocação, e se comprometeu a empossar 240 novos servidores.

A Prefeitura, juntamente com a Comissão Permanente de Seleção (Copese) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), homologou no dia 29 de outubro o resultado do concurso público para o quadro geral. O certame previa o preenchimento de 379 vagas para posse imediata e 125 para cadastro reserva.