A prefeitura de Colinas do Tocantins publicou nesta sexta-feira, 16, no Diário Oficial do Município, um novo decreto que flexibiliza as medidas para tentar barrar o avanço da Covid-19 na cidade. Segundo a prefeitura, a decisão do prefeito Dr Kasarin levou em consideração a redução de casos e internações na rede municipal de saúde e a normalização da disponibilidade de leitos de UTIs em Araguaína, cidade referência para os casos graves da doença na região.

As novas regras estão em vigor por tempo indeterminado e está permitido: o consumo de bebida alcoólica em estabelecimentos comerciais (proibindo apenas nos espaços públicos de uso comum); o funcionamento dos bares das 06 da manhã até às 22 horas (tolerância máxima até às 23 horas); a realização de eventos e atividades com a presença de público, tais como eventos desportivos e científicos, festas particulares, reuniões familiares e de trabalho, leilões, passeatas e afins (desde que obedecidas as normas de segurança, como uso obrigatório de máscaras, disponibilização de álcool gel 70 %, limpeza das superfícies com álcool 70% e limitação da permanência de apenas 50%, da lotação do local); as academias esportivas deverão limitar a quantidade de usuários a 50% da lotação do local.

De acordo com o documento, os comerciantes precisam seguir as normas de segurança e não podem promover eventos, shows e festas. Além disso, os estabelecimentos deverão realizar o controle da permanência nos locais, pois só é permitido apenas quatro pessoas em cada mesa e é proibida a permanência de pessoas em pé sem o uso de máscara de proteção, mesmo que seja apenas temporária. Para justificar as novas regras, o prefeito cita no decreto “a necessidade de redução de impacto financeiro em virtude do atual cenário econômico, acometido pela pandemia”.

O toque de recolher continua em vigor das 22 às 6 horas do dia seguinte. Com 5.893 casos de Covid-19, segundo o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde (SES), Colinas do Tocantins é a sexta cidade tocantinense com o maior número de casos da doença.  O município também ocupa a sexta posição no ranking de cidades com o maior número de óbitos por conta da doença, 83.