A Prefeitura de Araguaína decretou a suspensão de festas e eventos após o aumento de casos de Covid-19 nas últimas semanas. As novas medidas de segurança foram discutidas pelo prefeito, Wagner Rodrigues, junto com representantes de várias instituições e secretarias municipais.

Conforme o Decreto nº 002/21, publicado no Diário Oficial, desde essa terça-feira, 19, as medidas impostas já estão valendo, sendo que o descumprimento pode significar a aplicação de sanções legais. 

Ficam suspensos por tempo indeterminado, segundo a Prefeitura Municipal, todos eventos públicos ou privados, em áreas públicas ou privadas, com características de hows, apresentações culturais, festas, confraternizações e correlatos. 

A Administração Municipal também instituiu que os bares e restaurantes podem funcionar das 7 às 23 horas de domingo à quinta-feira Já nas sextas-feiras, sábados e feriados o horário pode ser estendido até a meia-noite. Também está proibido o consumo de bebida alcoólica em locais públicos.

Para a celebração de missas, cultos e rituais, o novo Decreto Municipal determina que os templos religiosos devem manter assentos individuais afastados por no mínimo 1,5 metro. Também deve haver placas que indiquem a capacidade máxima de fiéis. 

Nos estabelecimentos bancários, comerciais e de serviços, devem disponibilizar obrigatoriamente álcool 70 graus INPM. Também deve ser limitada a entrada de uma pessoa para cada cinco metros quadrados do ambiente. 

Ainda segundo a Prefeitura de Araguaína, continua obrigatório o uso de máscara de proteção em todos e quaisquer estabelecimentos comerciais, industriais, bancários, de serviços e órgãos públicos. A mesma regra vale para o transporte como táxis, mototáxis, ônibus e outros de transporte coletivo.

Para fiscalizar o cumprimento dessas novas determinações, o Município seguirá com a fiscalização integrada com a força-tarefa formada pela Vigilância Epidemiológica, Fiscalização Ambiental, Fiscalização de Posturas, Fiscalização Sanitária, Fiscalização Fazendária e Agência de Segurança, Transporte e Trânsito, com apoio das Polícias Militar, Civil e Ambiental e Corpo de Bombeiros.

Medidas

“Nós vamos endurecer as medidas, o decreto não está engessado, é possível ter um relaxamento ou maior restrição de acordo com o número de casos. A minha intenção é não afrouxar as medidas enquanto for necessário ou até o tempo da vacinação da população. Precisamos estar em alerta o tempo todo”, afirmou Wagner.

Isso porque, a partir dos primeiros dias do ano, o número de registros de pessoas infectadas aumentou em 52,1%. Já a  taxa de ocupação dos leitos públicos em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) também subiu e atingiu 70%.