O prazo para a realização do Alistamento Militar termina nesta quarta-feira, 30, conforme decreto federal que prorrogou a data publicada no Diário Oficial da União. A medida do Governo Federal ocorreu devido o período de pandemia e as ações necessárias para o enfrentamento da Covid-19. 

Segundo o Decreto nº 10.384, o prazo dos brasileiros naturalizados ou por opção para a apresentação obrigatória para o alistamento será de 90 dias, contado do recebimento do certificado de naturalização ou da assinatura do termo de opção.
As inscrições podem ser feitas através da internet, no site oficial do Exército Brasileiro ou ainda através  do aplicativo oficial da força, que está disponível para ser baixado nas plataformas digitais. Na internet, o processo de inscrição é gratuito, e no ato, basta validar as informações dos documentos pessoais.  

Para fazer o alistamento, é preciso estar com o Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e comprovante de endereço recente.

O alistamento deve ser realizado por jovens nascidos em 2002 até o dia 30 de junho. Já quem nasceu em anos anteriores, que não se alistaram, poderão solicitar o documento após o pagamento de multa. 

Palmas

Em Palmas, a Prefeitura Municipal informou que o atendimento na Junta de Serviço Militar do Município está suspenso justamente para evitar aglomerações, entretanto  canais  de atendimentos estão disponíveis para as dúvidas sobre o alistamento. Os números são 63 3212–7262, na unidade do Resolve no Centro, e 3212-7652, na unidade de Taquaralto. 

Araguaína

Em Araguaína, cerca de 1.747 pessoas cumpriram com o dever do Serviço Militar, um número baixo comparado ao registrado no ano passado, em que houve aproximadamente 3 mil jovens alistados. Além da apresentação pelo site, também é possível realiza o alistamento na Junta Militar do Município. 

“É importante lembrar que o alistamento militar é obrigatório para homens e o descumprimento dessa obrigação pode trazer prejuízos, já que sem a reservista ou certificado de dispensa, a pessoa fica impedida de assinar a carteira de trabalho, além de se matricular em curso técnico ou superior” explicou a secretária da Junta Militar de Araguaína, Glazielle Pimenta.