Termina nesta sexta-feira, 26, o período para os estudantes se inscreverem na 11ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). A competição inicia no dia 6 de maio e é realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo.

A competição conta com seis fases online, mais a fase final, que é presencial na Unicamp nos dias 17 e 18 de agosto. A Olimpíada envolve professores e alunos do ensino fundamental, 8º e 9º anos, e médio de escolas públicas e particulares.

Cada equipe, formada por um professor de história e três alunos, precisa responder a questões de múltipla escolha e realizar outras tarefas online. Os participantes podem debater as respostas com os colegas, utilizar a pesquisa e ter a orientação do professor. A Olimpíada oferece ainda documentos e referências. A sexta etapa on-line acontece na primeira quinzena de junho.

As inscrições são feitas pelo site da Olimpíada Nacional em História do Brasil.

Olimpíada

Em 2018, quando completou 10 anos, a competição contou com 14,3 mil equipes, um total de 57,5 mil participantes de todos os estados brasileiros, com maior destaque para a região Nordeste, com 67% de equipes finalistas.