O sorteio dos endereços das unidades habitacionais do Jardim Taquari, em Palmas, ocorreu nesta segunda-feira, 11, em cinco etapas para evitar a aglomeração de pessoas durante o processo, que faz parte do procedimento formal do Projeto Prioritário de Investimentos - Intervenção em Favela (PPI-Favela). A iniciativa ocorre por meio de uma parceria com o Governo Federal.

Conforme o Governo do Tocantins, o projeto habitacional prevê a conclusão de 183 unidades no Jardim Taquari e, nesta primeira etapa, 41 residências serão entregues às famílias consideradas prioritárias e selecionadas do cadastro de programas habitacionais do Tocantins.

As famílias sorteadas já puderam solicitar a ligação dos serviços de água e energia elétrica para serem retiradas da situação de situações de vulnerabilidade o mais rápido possível, e conseguirem ainda manter o isolamento social durante a pandemia da Covi-19.  Durante o sorteio, as famílias também conheceram as regras de ocupação e foram orientadas sobre as determinações jurídicas do programa. 

Iniciativa

Segundo a gestão estadual, a previsão é que a entrega das 183 moradias seja realizada em quatro etapas. Nesta primeira, que teve o sorteio das 41 unidades, a entrega deve acontecer ainda este mês.  As famílias beneficiadas receberão as moradias sem nenhum custo com a responsabilidade da habilitação dos serviços de água e energia elétrica.

O investimento para conclusão das moradias é de cerca de R$ 4,3 milhões e a empresa responsável pela construção é a Só Terra Construções e Projetos Ltda. O PPI-Favela prevê que as casas tenham dois dormitórios, sala de estar e de jantar integradas, cozinha, banheiro e área de serviço externa.