As queimadas florestais vêm castigando o Estado nos últimos meses de estiagem e, para intensificar o combate e prevenção às chamas, o governo do Estado instalou o primeiro do Posto Avançado do Corpo de Bombeiros Militares. A cerimônia de entrega do posto ocorreu na última sexta-feira, 9, em São Félix do Tocantins, cidade portal da região turística do Jalapão e distante 263 km de Palmas.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a nova estrutura do Posto Avançado tem base fixa em Mateiros, a 310 km da Capital, onde vão ficar as equipes e o veículo Auto Bomba Tanque Florestais (ABTF), um dos três adquiridos pelo governo do Tocantins, que custou cerca de R$ 1,6 milhão.

O ABTF disponibilizado para o Posto Avançado tem tração 4x4 e conta com um tanque para três mil litros de água. Um dos principais diferenciais é sua capacidade de acessar terrenos hostis, até mesmo com fogo, pois o veículo é dotado de um sistema em que ele mesmo lança água sobre sua estrutura, seja por cima da cabine, em cima da carroceria ou mesmo por baixo, nas rodas e cabeamentos aparentes.