O laudo sobre a possível intoxicação de mais de 120 pessoas entre alunos e professores da Escola de Tempo Integral (ETI) Padro Josimo Tavares, que aconteceu no último dia 28, foi divulgado hoje. Na ocasião foram coletadas amostras de comidas, água, iogurte e até mesmo dos vômitos, e encaminhado para a Vigilância Sanitária para análise.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Nésio Fernandes, foram encontrados no laudo dois agentes biológicos que são causadores de infecção, mas em proporções baixas, que não causariam o incidente.

Dos casos, menos de 20% apresentaram diarreia, que é o quadro típico de infecção alimentar. “Ou seja, a resposta do laboratório não explica o quadro que se caracteriza pela diarreia, sendo que poucas crianças tiveram esse sintoma. Então não concluiu a suspeita, por não casou com o quadro clínico”, explicou o secretário, ressaltando que uma das bactérias encontradas foi a salmonela.

A partir de agora, Fernandes explicou que a vigilância será focada em ações preventivas para que não ocorram incidentes. “Agora o objetivo é intensificar o monitoramento e fiscalização para que exista de fato boas práticas de manipulação de alimentos e que de fato as crianças possam lavar as mãos antes da refeição. Isso já era feito mas com a rotatividade do pessoal que trabalha na merenda, não é possível manter sempre todo mundo treinado”, concluiu.