A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Nacional recebeu um tanque de oxigênio para a implantação de mais dez leitos clínicos para a Covid-19 e a expansão de uma sala de emergência 24 horas para atender as vítimas. O tanque de oxigênio  chegou à cidade neste domingo, 28.

Conforme a gestão do Município, os leitos e a sala de emergência serão implantados no Centro de Especialidades Médicas (CEME). 

O local será adaptado para atender essa demanda e serão oferecidos exames de laboratório, tomografia computadorizada e raio-x de tórax aos pacientes.

Problemas

No último dia 20, o Jornal do Tocantins divulgou o relato de acompanhantes de pacientes sobre a falta de oxigênio por cerca de dez minutos na Unidade de Pronto Atendimento da rua Maria Angélica da Silva Prado. A situação alarmou acompanhantes e equipe de profissionais de saúde após alguns pacientes começarem a se sentir mal com falta de ar.

Na época, em nota, a Secretaria Municipal da Saúde disse que não houve desabastecimento e, por volta das 6h40 da manhã, entrou em contato com o fornecedor que a atendeu de imediato. "Não houve falta de O2, não houve transferência de nenhum paciente” pela falta de ar, diz o texto da Prefeitura de Porto. “As transferências estão ocorrendo devido a disponibilidade de vaga no Sistema Estadual de Regulação (SER) de acordo a clínica que o paciente se encontra", garantiu.