Os policiais e bombeiros da Casa Militar agora deverão realizar o Teste de Aptidão Física (TAF) semestralmente. A medida, assinada pelo secretário-chefe da Casa Militar, Tenente Coronel Júlio Manoel da Silva Neto, está publicada no Diário Oficial do Estado da última quarta-feira, 11, informando que o TAF é obrigatório e deverá ser feito em abril em novembro todos os anos.

Conforme Neto, essa nova obrigatoriedade tem o intuito de fazer os servidores buscarem o aprimoramento físico frequentemente. “Com isso, vamos executar nossas missões com bastante êxito, já que nossa atividade como militares exige muito do aprimoramento físico”, destacou o secretário-chefe.

Dispensa

Podem ser dispensados do teste apenas militares matriculados em cursos de formação, habilitação, aperfeiçoamento inerente à carreira, de licença superior a 30 dias. Os policiais e bombeiros com problemas de saúde deverão realizar as provas em conformidade com suas restrições individuais ou dispensados se contra indicados pela Junta Militar Central de Saúde.

Já os militares em período de férias ou afastado das atividades com justificativa deverão realizar a prova em outra data, ainda no semestre equivalente.

Gestantes só poderão participar do TAF se estiverem aptas na inspeção de saúde institucional e mediante laudo médico autorizando a participação da militar.

Aos servidores civis da Casa Militar, facultada a participação nos testes é facultativo.