A prefeita de Gurupi, Josi Nunes (Pros), baixou um decreto nesta quinta-feira, 18, criando o Conselho Municipal de Juventude (CMJ) com 5 membros do poder público e 6 da sociedade civil. De acordo com o texto, o colegiado faz parte da Secretaria da Juventude e Esportes, é paritário, consultivo e vai deliberar sobre as políticas públicas de juventude, pessoas entre 15 e 29 anos.

Todos os membros, com mandato de dois anos, estão nomeados pelo mesmo decreto que cria o conselho. Pelo poder público, são cinco membros.  Têm assento com 1 representante cada as secretarias de Educação [Jônatas Gomes Barreto]; Trabalho, Assistência social e Proteção à Mulher [Fernanda Batista Tavares de Oliveira] e da Saúde [Murilo Bezerra Milhomem]. Integram ainda um indicado pela Diretoria de Esportes  [Paulo Magalhães] e outro do Grêmio Estudantil da Delegacia Regional de Ensino. [Lucas Rodrigues Lima]. 

Pela sociedade civil indicarão 1 membro cada a UNIRG [Declieux Junior], da UFT [Matheus Parreira de Souza], do IFTO [Ana Terra Roos Mendes], da Associação Comercial e Industrial de Gurupi e Câmara de Dirigentes Lojistas [ Rafael Pereira de Souza]  e a OAB [Olivia Maria Daltoe].

Os membros do conselho terão mandato de 2 anos e podem ser reconduzidos por mais um mandato.