Grandes colônias de gatos estão se formando pela Capital e precisam da ajuda da população para que sejam castrados, adotados e para que não sofram maus tratos. Geralmente no final da tarde, muitos gatos, filhotes e adultos, se juntam perto de bares da Praia da Graciosa na busca por alimentos.

Protetores independentes de animais e Organizações Não Governamentais da cidade se empenham nessa tarefa, que não é nada fácil. De acordo com a protetora independente Kesia Abreu, que também faz parte da ONG Adota Palmas, eles estão buscando ajuda para que os gatinhos sejam castrados, evitando assim o controle populacional do animal. “Os mais dóceis vamos tentar divulgar para adoção. Mas como não temos como recolher todos, tentamos ajudar nesse controle populacional”, explica Kesia.

Existem outros locais em Palmas com diversos gatos, porém a protetora prefere não divulgar receando que as pessoas deixar mais animais. “Quando sabem que estamos cuidando, as pessoas podem abandonar mais gatos”, lamenta.

Quem tiver o interesse de ajudar os gatinhos, seja com castração, adoção ou com a doação de alimentos, pode procurar a ong Adota Palmas pelo telefone (63)98452-8189.