Os moradores da comunidade Mumbuca no Jalapão estão ilhados desde a noite de ontem, quando a única ponte que liga até a comunidade, localizada no município de Mateiros a 241 km de Palmas, foi incendiada. A ponte de madeira e que faz parte de uma estrada de chão é o único acesso a região para turistas, alunos de comunidades ao redor irem para a escola, e para os moradores realizarem compras fora do município.

A ponte que é de responsabilidade do município de Mateiros, havia sido reformada a última vez a dois anos atrás, de acordo com o secretário de controle interno, João Miranda de Sousa. Segundo o secretário, até ontem a prefeitura havia uma solicitação para reformar a ponte. “Eu mesmo tinha ido a campo e protocolei um ofício no Naturatins solicitando a liberação da retirada de nove árvores para recuperação da ponte sobre o Rio Sono, que dá acesso ao povoado.”

Agora com a ponte destruída pelo fogo, Miranda relatou que a prefeitura já está providenciando um desvio. “No momento a máquina da prefeitura já foi para tentar fazer um desvio por dentro do rio, para passar carros para a comunidade. Vai passar por dentro do rio, se chover e o rio encher não passa. ”

Sobre a construção de uma nova ponte, o secretário explica o que será feito a partir de agora. “Só a engenharia vai dizer qual o valor que nós iremos gastar hoje. Não sei se o município no momento tem condições de construir essa ponte. Até porque precisa agora ter recurso primeiro e depois recurso para essa ponte ser empenhada e ir para a licitação”, explica Miranda que também informou que se houver recurso para a obra o processo para começar a ponte deve levar 60 dias.

Comunidade isolada

O presidente da associação do povoado Mumbuca, Edvan Ribeiro da Silva, morador do local a 36 anos está preocupado com a situação. “Todas as formas de acesso, saúde e educação acabou para a comunidade. É muito precário a situação, não tem outro acesso.”

Silva explica que as pessoas estão preocupadas principalmente com o acesso ao turismo, que fonte de renda da comunidade, à saúde, para quem faz tratamento. “O único jeito da gente vender o que fazemos, das pessoas chegarem e conhecerem o nosso turismo é usando essa estrada. As pessoas estão chorando, tem uma mulher que vai ter que passar pelo rio de rede porque não consegue andar.”

Além disso, estudantes de cerca de seis comunidades ao redor do município podem ficar sem acesso a escola pela falta da ponte.

O Jornal do Tocantins indagou a Secretaria Estadual da Educação sobre o transporte dos alunos e em nota informou que está ciente do incêndio na ponte e que está discutindo junto aos órgãos de governo e a prefeitura do município uma solução para manter, com segurança, o transporte dos alunos.