Em coletiva realizada na manhã desta quinta-feira, 18, o delegado de Homicídios e Proteção à Pessoa, Guido Camilo, afirmou que Rafael Brito de Oliveira, de 32 anos, que fazia compras em um supermercado da Quadra 405 Norte, foi morto por um tiro disparado por Jailson Gomes da Silva, no dia 30 de setembro. O suspeito está preso e atingiu Oliveira com uma bala perdida enquanto praticava um roubo na rua em frente ao supermercado.

Segundo o delegado, o exame necroscópico ainda não foi finalizado e o projétil ainda não foi analisado, mas há fortes indícios pelas câmeras de segurança e dinâmica dos fatos de que Silva foi o responsável pela morte de Rafael Oliveira. “É 90% de chances de ser isso, mas ainda não temos os exames e o projétil para fazer o exame balístico e ter 100% de certeza que a bala saiu de Silva. Mas pela dinâmica dos fatos que apuramos e pela localização que o suspeito estava temos quase certeza”, explicou.

O delegado também entendeu ainda que não havia dois criminosos envolvidos no roubo em frente ao supermercado, conforme consta no boletim de ocorrência e auto em flagrante repassado, mas apenas Silva estava envolvido na ação.

Detalhes

Pelas imagens de segurança, é possível notar que o suspeito subiu a quadra uma primeira vez e se deparou com três vítimas, e depois deu a volta para de fato efetuar o roubo contra eles em frente ao estabelecimento.

Silva então deixou a motocicleta estacionada e continuou subindo a rua a pé para abordar as três pessoas e anunciar o assalto.

Com isso, um dos agentes administrativo do Sistema Penitenciário que estava na mira do supeito, Isamar Sousa, reagiu ao assalto com uma arma e trocou tiros com Silva. Nesse interim, um disparo atingiu Rafael Oliveira dentro do supermercado. Ele estava fazendo compras com a esposa grávida e o filho de três anos.

Rafael de OliveiraReprodução/Redes Sociais

Outro homem foi visto pelas câmeras em uma motocicleta e quando ele vê o tumulto na rua, deixa o veículo na rua e sai correndo. Isso leva a crer que o assaltante agiu sozinho e a outra pessoa vista era apenas um curioso que estava passando na hora. Jailson Silva teria dito a Polícia que havia um comparsa para jogar a culpa dos disparos em um segundo assaltante, quando na verdade ele agiu sozinho.

Segundo a Polícia, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça foi oficiada para saber se o servidor teria porte de arma para utilizar nas ruas, mas a Polícia acredita que Isamar Souza agiu em legítima defesa devido à tentativa de assalto.

O inquérito foi relatado parcialmente à Justiça na última quarta-feira, 18, pois o prazo para finalizar a investigação é escasso e ainda faltam os exames comprobatórios. O Instituto Médico Legal ainda não disse se o projétil foi retirado da vítima que faleceu.

Jailson deve ser indiciado por homicídio contra Rafael Oliveira, além de tentativa de latrocínio, por ter tentado roubar e matar as vítimas.