A família da menina de cinco anos, que foi raptada, estuprada e abandonada por um homem de 41 anos, em Araguaína, ajudou nas investigações para as polícias Civil e Militar prenderem o suspeito na tarde desta sexta-feira, 26. Em uma coletiva, realizada neste sábado, na Secretaria de Segurança Pública (SSP), eles confirmaram que tiveram ajuda da família da vítima para obter as imagens que mostram a menina andando com o suspeito pelas ruas da cidade.

Ao G1 Tocantins, a Polícia Civil afirmou que os familiares buscaram filmagens, e também localizar o local onde o fato teria ocorrido. “Isso foi de suma importância, porque a própria família conseguiu algumas imagens do autor caminhando com a criança pelo trajeto", explicou o delegado Pedro Nunes, ao portal.

O caso ainda está em investigação da Delegacia Especializada em Atendimento a Vulneráveis de Araguaína. De acordo com os policiais, antes do estupro, o suspeito já tinha uma passagem pela polícia, por um crime de furto.

Também ao G1 Tocantins, a polícia afirmou não ter dúvidas que o homem da imagem é o mesmo que foi preso nesta sexta-feira. "Desde o primeiro momento, tanto a Polícia Militar quanto a Polícia Civil se preocuparam com este detalhe. Procuraram informações sólidas a fim de fazer um procedimento firme", disse o comandante da PM em Araguaína, Valdeonnes Dias.

A polícia disse que o suspeito é conhecido da família da criança, mas não era uma pessoa próxima. O homem nega que tenha cometido o crime. "Em nenhum momento ele confessa, só que os indícios, as evidências são muito grandes de que ele tenha sido o autor do fato. A polícia teve elementos que justificavam a prisão em flagrante do suspeito", afirma a polícia.

Caso
Conforme nota da PM divulgada na manhã desta sexta, a ocorrência foi registrada por volta das 21 horas no setor Senador. A corporação fazia patrulhamento pela região quando encontrou os pais que procuravam pela filha. No entanto, os policiais abriram chamado no Sistema Integrado de Operações (SIOP), momento em que souberam que uma criança havia sido localizada.

A equipe de policiais se deslocou ao endereço e a testemunha, que estava no local, relatou que ao sair de sua residência para colocar o lixo na lixeira, viu a criança correndo em sua direção pedindo socorro. A testemunha e uma vizinha aconchegaram a menina e perceberam que ela se encontrava despida e sangrando nas partes íntimas.

Devido a situação, a PM acionou o Serviço de Atendimento Móvel Urgente (Samu), que compareceu ao local e conduziu a vítima ao Hospital Regional de Araguaína.
Ainda segundo a PM, a criança relatou aos militares que estava brincando em frente sua residência, quando chegou um homem, não identificado, afirmando que conhecia e que queria entregar um dinheiro para seu padrasto. Nesse momento, o suspeito deu um pirulito para a criança e a chamou para acompanhá-lo para ajudar a procurar o padrasto. Depois de andar um pouco, o homem teria colocado um pano na boca da criança para ela não gritar e a puxado para um matagal, onde ocorreu o estupro.

A PM também disse que enquanto uma equipe se deslocou ao Bairro São João, onde reside a mãe da criança, uma mulher, 33 anos, para informar a família e colher informações. Outras guarnições militares realizaram patrulhamento com o intuito de localizar o suspeito. 

Conforme a PM, a equipe médica que atendeu a criança informou que após avaliação ginecológica foi constatado que havia sangue nas pernas e na vagina, e, indícios de uma possível penetração. Um Boletim de Ocorrência foi registrado junto à Central de Flagrantes pelos militares.