A Polícia Civil recuperou um veículo clonado e adulterado com registro de roubo de cinco anos em Palmas. A ação ocorreu nesta quarta-feira, 13, quando os investigadores, em diligências de rotina, encontraram a camionete estacionada em uma das ruas do Jardim Aureny III. 

Conforme a Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores, responsável pela apreensão, ao avistarem a camionete, os policiais desconfiaram que poderia ser um veículo clonado devido suas características. Ao realizar a abordagem do condutor do automóvel, o homem relatou à Polícia Civil que tinha adquirido o veículo de um terceiro e não conhecia sua procedência. 

Segundo a Polícia Civil, quando os agentes realizaram uma checagem mais detalhada encontraram indícios de adulteração de chassi, motor e outras partes do veículo. Já a constatação da origem ilícita do veículo ocorreu após a checagem dos dados do automóvel, com registro de roubo de julho de 2015 em Uberaba (MG).

A Polícia Civil informou que o proprietário atual do veículo compareceu à sede da Delegacia Especializada e, após ser ouvido, foi liberado. Após o final da perícia do automóvel, o veículo será restituído ao seu verdadeiro proprietário, além disso, um inquérito policial será instaurado para apurar os fatos, identificar e responsabilizar os envolvidos no crime. 

Somente nos últimos cinco anos, a Delegacia Especializada identificou e retirou de circulação mais de 600 veículos clonados em vários municípios do Tocantins.

Procedência 

“Estamos intensificando as ações em todos os municípios do estado visando identificar e localizar veículos roubados, furtados e clonados que, em sua maioria são de outros estados, mas são revendidos no Tocantins e para isso não mediremos esforços para responsabilizar os autores dos crimes e recuperar os bens para que sejam devolvidos aos seus verdadeiros donos”, ressaltou o delegado Rossílio Sousa Correia. 

Em alerta, Correia orienta aos compradores que verifiquem com muita atenção a procedência do automóvel que estejam adquirindo, já que a compra de um veículo de procedências ilícitas pode incorrer no crime. “E muito importante que ao adquirir um veículo usado, o cidadão tome todas as precauções necessárias no sentido de garantir que está fazendo um negócio idôneo. Verifique a procedência e documentação do veículo, pesquise a origem do mesmo, e não caia na tentação de adquirir veículos que estejam sendo comercializados por preços muito abaixo dos normalmente praticados no mercado, uma vez que isso é um forte indício de que existe algo de errado”, frisou.