A partir de 2018, usuários do Plansaúde serão atendidos, segundo o governo, tanto por clínicas  e hospitais credenciados diretamente ao governo como por estabelecimentos credenciados à futura gestora operacional do plano. Isso porque, segundo o secretário estadual de Administração, Geferson Barros, o credenciamento de prestadores diretos, divulgado no mês passado, será mantido pelo governo para funcionar em concomitância ao contrato que será celebrado a partir da licitação para substituição do contrato em iminência de vencimento. O contrato da atual gestora do Plansaúde, a Unimed Centro-Oeste e Tocantins, se encerra no dia 12 de janeiro de 2018.  

Em entrevista ao JTo o secretário Geferson Barros garantiu que já houve adesão de hospitais e clínicas particulares da Capital e que a vencedora da licitação assumirá a operacionalização do Plansaúde a partir de 13 de janeiro de 2018.

“Vamos manter uma rede de credenciados ao Estado para início de um processo de estatização até para garantir controle da rede. A empresa [que será contratada] vai trabalhar na operacionalização do plano gerenciando cirurgias eletivas, emissão de cartão, garantindo atendimento nacional, intercâmbio e outros serviços”, exemplificou Barros.

Nesta semana alguns prestadores de serviço do Plansaúde novamente suspenderam atendimento de usuários do plano. Eles cobram o pagamento em completude de R$ 59 milhões que haviam sido objeto de acordo na Justiça mas que não foi quitado nas datas previstas. Segundo a presidente do Sindicato de Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado do Tocantins (Sindessto), Maria Lúcia Machado, somente parte dos prestadores recebeu valores pendentes referentes a parcela prevista para 15 de novembro no acordo. Os demais ainda aguardam pagamento da referência 6 e 7 de 2017. “Não sabemos quantos paralisaram atendimento, mas isso só acontece porque não houve cumprimento de ordem judicial”, disse Lúcia.

Segundo ela, a Secretaria de Administração (Secad) havia sinalizado que depositaria parte dos valores pendentes nesta quinta-feira, 21. Respondendo a este assunto, o secretário da Administração, Geferson Barros, informou ao JTo que a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) autorizou nesta quinta-feira o depósito de cerca de R$ 10 milhões no Funsaúde, fundo gestor de Plansaúde. “Por causa das festas é provável que só consigamos depositar os valores aos prestadores a partir da terça-feira [26]”, afirmou Barros, acrescentando que os repasses atrasados serão objeto de nova negociação com clínicas, hospitais e prestadores com saldo a receber do governo no dia 10 de janeiro do próximo ano.

O Plansaúde tem sido objeto de suspensões de atendimento há meses em razão de atrasos nos repasses de mensalidades descontadas da folha de pagamento dos servidores aos prestadores. O plano assistencial de saúde do Estado atende atualmente cerca de 90 mil usuários, entre servidores do Estado e seus dependentes.