Durante a posse dos 24 novos conselheiros do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COEDE-TO), apresentações artísticas e palestras de pessoas com deficiência foram o diferencial desta manhã, 9. O artista com deficiência visual, Raimundo Matias, conhecido como Castelinho da Gaita, tocou músicas com instrumentos feitos pelas próprias mãos. Mais de 10 alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Palmas também fizeram uma apresentação cultural e demonstraram sua alegria aos convidados da cerimônia. A solenidade de posse foi realizada no auditório do Procon-TO, em Palmas.

O professor de Libras da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Jeferson  Brandão, apresentou uma palestra na Língua Brasileira de Sinais (Libras), sobre “Dificuldades vivenciadas pelas pessoas com deficiência”. Jeferson atua na Gerência de Educação Especial do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas Surdas.

A posse foi dada aos representantes pelo subsecretário da Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju), Felizardo Ramos, órgão que tem responsabilidade na criação, articulação e manutenção da entidade, corrida no auditório do Procon-TO, em Palmas, 

A nova gestão já iniciou nesta sexta, 9, com a intenção de promover mais formas de mostrar para sociedade a importância da inserção das pessoas com deficiência, por meio de Políticas Públicas efetivas.