A tenente-coronel Andreya de Fátima Bueno será a primeira mulher a comandar um Batalhão de Bombeiros no Tocantins. A posse da nova comandante será nesta sexta-feira, 06, às 8h30, no 1º Batalhão dos Bombeiro Militares em Palmas.

A atual diretora de Ensino e Pesquisa do Corpo de Bombeiros Militar, tem 15 anos de serviços prestados sendo 13 no Tocantins e dois em Goiás. “Sei da responsabilidade que carrego por representar um grupo de mulheres que têm esse sonho de 'chegar lá'. Quando você vê alguém chegar a uma função tão importante, você abre uma esperança pra si mesmo. Que minha posse como comandante do 1º Batalhão de Bombeiros Militar sirva como inspiração para outras mulheres”, disse Andreya.

São atribuições da nova comandante fazer a gestão de recursos, de efetivo e emprego de equipamentos nas atividades. Sob seu comando estarão 194 militares de quatro companhias e um pelotão, atuando em funções operacionais e administrativas.

O Comandante-Geral do CBM-TO, coronel Reginaldo Leandro da Silva, considera que a tenente-coronel Andreya reúne capacidade técnica e muita competência para estar à frente dessa nova missão. “O 1º Batalhão de Bombeiros em Palmas é a maior unidade no Tocantins e para nós é uma grande satisfação ter uma mulher, pela primeira vez, à frente do comando. Desejamos à tenente-coronel Andreya todo o sucesso. Esse é um momento de celebração para a corporação”, destacou o coronel.

Perfil

Oriunda do concurso de 2006, na turma do Curso de Formação de Oficiais, a tenente-coronel conquistou a única vaga destinada às mulheres à época, com 25 anos de idade. Entre suas funções na instituição no Tocantins, foi Secretária-Geral durante 5 anos e há 6 meses é a atual Diretora de Ensino e Pesquisa. Durante 2 anos, Andreya esteve no Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, para o Curso de Formação de Soldados. A tenente-coronel tem 38 anos de idade, é mãe de três filhos.