Foram desmentidos os boatos de que o médico Pedro Caldas, 40 anos, havia sofrido morte encefálica. A informação repassada no início da tarde desta quinta-feira, 30, pela assessoria da empresa que gere a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde o médico está internado desde o último dia 12 de novembro, é de que o estado de saúde de Caldas permanece grave mas sem mudanças substanciais em seu quadro de saúde.

O médico foi retirado do coma induzido no início desta semana, mas permanece inconsciente.  Nesta quinta-feira, 30, os boatos de que o médico havia falecido se espalharam em grupos de mensagens instantâneas e redes sociais. "A família está muito abalada com o compartilhamento destas informações", informou a assessoria da UTI.

O acidente

Pedro Caldas sofreu traumatismo craniano no dia 12 de novembro ao ser atropelado por um veículo que avançou em sua direção enquanto ele praticava corrida na marginal leste da TO-050, em Palmas. Ele realizava treinamento com um grupo de atletas, foi socorrido e enviado para o Hospital Geral de Palmas (HGP), onde passou por uma cirurgia. Em seguida, foi transferido para a UTI de hospital privado na Capital.

O acidente aconteceu no início da manhã. Segundo testemunhas, a condutora do veículora Iolanda Costa Fregonesi, 22 anos, havia acabado de sair de uma festa e apresentava sinais de embriaguez e estava sem habilitação.

Condutora não depôs

Questionada, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) confirmou que, segundo a Delegacia Especializada na Repressão a Crimes de Trânsito (DRCT), a jovem, na delegacia, permaneceu em silêncio. Apesar disso, ela foi presa em flagrante por embriaguez ao volante, por praticar lesão corporal culposa na direção de veículo automotor e por dirigir veículo automotor, em via pública, sem Permissão para Dirigir ou Habilitação. Mas pagou fiança e foi liberada para responder o processo em liberdade.

Segundo a secretaria, o inquérito policial que investiga a causa e as circunstâncias do acidente está em fase de conclusão , "restando apenas uma oitiva, para que o mesmo seja relatado e enviado ao Ministério Público e Poder Judiciário". Todas as perícias solicitadas pelo delegado responsável pelo caso já foram realizadas e os respectivos laudos já se encontram juntados ao procedimento. Iolanda não foi localizada para comentar o assunto.