Apesar do mês de julho estar chegado ao fim, a Prefeitura de Pedro Afonso liberou as praias dos rios que cortam a cidade. O decreto foi publicado na última sexta-feira, 23, após uma enquete pública online que "a enfática maioria opinou pela liberação dos acessos aos rios". A medida não se trata da temporada de praias que segue cancelada, mas libera o acesso aos rios Tocantins e Sono. 

A gestão tinha interditado em maio as praias devido às aglomerações encontradas na beira dos rios. O Decreto n° 679/2021 diz que haverá controle do fluxo de pessoas e de descidas de veículos. Também serão realizadas barreiras sanitárias e de fiscalizações.

Conforme o documento, está proibida a permanência de veículos nas rampas de acesso aos rios, em especial ao rio Tocantins. Somente são permitidas descidas de veículos para embarque e desembarque de lanchas, barcos, canoas e outras embarcações, que devem ter lotação máxima de 50%.

Além disso, a gestão manteve proibida a montagem de acampamentos, tendas e armações. A medida restritiva é válida para barracas de comercialização de produtos ou particulares. É permitido apenas uso de guarda-sóis e estruturas pequenas, tamanho família.