Após desentendimento com a direção do Centro de Reeducação Social Luz do Amanhã (CRSLA), em Cariri do Tocantins, Técnicos em Defesa Social (TDS), lotados no local, afirmaram ao Jornal do Tocantins que se o atual diretor da unidade, Paulo Sérgio Vieira, não for removido pela Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju), gestora do Sistema Penitenciário, os servidores irão realizar uma manifestação intitulada “operação tartaruga” para bloquear a visita aos presos.

Na informação repassada na última terça-feira, estava descrito que “todos os pavilhões vão virar ”, em linguagem clara significa que poderia ocorrer em todos os alojamentos da unidade prisional um motim a qualquer momento, ação essa que pode acarretar uma rebelião. A ação citada ainda não ocorreu, mas as reclamações a respeito das más condições de trabalho no CRSLA continuam.

Conforme a Comissão de Representatividade dos Técnicos em Defesa Social de Cariri, as principais reivindicações da categoria são: A falta de transporte para levar os TDS à unidade que fica na zona rural, a 18 km de Gurupi e a 50 km de Cariri do Tocantins; existe apenas um colete balístico para 90 servidores; a máquina de raio-x, utilizada para a revista durante as visitas não funciona; falta transparência na unidade.

Além disso, segundo a comissão, não há munições suficientes nas armas da unidade. Os TDS também reclamam que o Estado não oferece cautela de armas para os concursados do Sistema Penitenciário, ficando somente sob posse da chefia. Outra reclamação dos servidores de Cariri é que a unidade não recebeu reparos desde o último motim ocorrido em 2015.

Seciju

A Seciju informou que não foi oficializada pelos servidores sobre a questão e destacou que os TDS não apresentaram argumentos que justifiquem a retirada do atual diretor da gestão da unidade. A pasta desaprova ações que causem desordem pública ou coloque em risco a segurança dos demais servidores, reeducandos e sociedade.

A pasta considerou as ameaças gravíssimas e está tomando medidas administrativas e disciplinares sobre a gestão de pessoas junto à Secretaria de Estado da Administração (Secad), amparada no Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado do Tocantins, Lei 1.818, de 23 de agosto de 2007.

Servidores de cariri reclamam de condições de trabalho e ameaçam fazer confusão caso não sejam atendidos