Nesta quinta-feira, 3, feriado de Corpus Christi, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) de Palmas realizará uma ação de vacinação contra a Covid-19, exclusiva para profissionais da Educação. Serão vacinados os trabalhadores que atuam em berçários, creches e pré-escolas da Capital.  Também nesta quinta ficarão abertas quatro unidades sentinelas para Covid-19 para pessoas que apresentarem os sintomas da doença. 

Este é o primeiro grupo a ser atendido dentre os profissionais da Educação, com base nos critérios elegidos pelo Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde (MS), que opta por vacinar de acordo com os níveis de atuação. A escolha do Município se difere do orientado pelo Estado, que é levar em consideração a idade dos profissionais. 

Conforme a Saúde Municipal, os profissionais precisam agendar a aplicação no site do Coronavírus de Palmas.O agendamento é necessário para evitar aglomeração e contribui para o planejamento da Semus. Os atendimentos acontecerão das 9 às 17 horas, nas Unidades de Saúde da Família (USF) 108 Sul (Arse 13), 1206 Sul (Arse 122), 508 Norte (Arne 64) e Bela Vista. As aplicações acontecerão conforme agendado anteriormente. 

Para a vacina, os trabalhadores devem apresentar comprovantes de vínculo empregatício, como o último contracheque para servidores públicos, já para quem atua na rede particular de ensino é preciso, além do contracheque, a declaração do empregador informando a unidade escolar e o nível de ensino em que atua. Também são necessários os documentos pessoais, cartão de vacina e cartão do SUS. 

Unidades sentinelas 

No feriado de Corpus Christi, a Semus informou que manterá abertas quatro unidades sentinelas para Covid-19, sendo elas a USF 503 Norte (Arno 61), a USF Eugênio Pinheiro no Jardim Aureny I, a USF Taquari e a USF Walter Morato em Taquaruçu. Com exceção da unidade em Taquaruçu, que funciona em regime de 24 horas, as demais funcionarão das 7 às 19 horas.

Conforme a Semus, na USF da 503 Norte  e na USF Eugênio Pinheiro são para atendimento de casos confirmados leves ou suspeitos de Covid-19. Já a USF Taquari e a USF Walter Morato também atendem demandas relativas a outras queixas de saúde.