Duas ações de vacinação contra a Covid-19 estão marcadas para ocorrerem a partir desta terça-feira, 20, na Capital. Em formato drive-thru, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) imuniza os idosos a partir de 66 anos e, em parceria com o Centro Universitário Luterano do Brasil de Palmas (Ceulp/Ulbra), vacina os profissionais da área da Saúde. 

Para se vacinar, os idosos devem comparecer aos locais com seus documentos pessoais com foto, CPF e cartão de vacina. Já o profissional da saúde deve estar nas listas ou apresentar o ofício protocolado no ato da vacina. Também precisam levar documentos pessoais e o cartão de vacina. No caso das pessoas que precisam tomar a segunda dose, também deve ser levado o registro da aplicação da primeira dose.

Idosos 

Essa nova etapa de vacinação para os idosos, em modelo drive-thru, será realizada nesta terça das 8 às 16 horas na Feira Coberta do Jardim Aureny III e das 8 às 17 horas na Praia da Graciosa. 

Já na quarta-feira, 21, além dos dois locais, quatro pontos fixos serão disponibilizados para a aplicação das doses, sendo três unidades escolares e uma de saúde. A vacinação está marcada para ocorrer das 8 às 17 horas nos pontos fixos da Escola de Tempo Integral Caroline Campelo, da Escola Municipal Mestre Pacifico Siqueira Campos, da Escola Municipal Antonio Carlos Jobim e também da Unidade de Saúde da Família (USF) da Arso 41. 

Profissionais 

A Semus firmou uma parceria com acadêmicos  do Ceulp/Ulbra e vacina, a partir desta terça, das 8 às 13 horas, os profissionais de Saúde da Capital. A ação acontecerá sempre toda terça, quinta e sexta-feira no mesmo horário no ginásio da universidade.

Essa ação ocorre para ampliar a vacinação a todo esse público, com base nas listas autorizadas previamente e enviadas pelos órgãos ou ofícios protocolados por entidades classistas na Semus. Nesta etapa não serão inseridos assistentes administrativos, auxiliares de serviços gerais e de recepção.

Nesta semana, na terça, serão vacinados os odontólogos, técnicos ou auxiliares de saúde bucal, autônomos ou de clínicas. Na quinta-feira, 22, será a vez dos  farmacêuticos, médicos veterinários, educador físico, biólogos. E na sexta-feira, 23, a imunização ocorre para as equipes multiprofissionais de clínicas e autônomos como psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais.

Recorde

No último final de semana, a Saúde de Palmas bateu um recorde diário e vacinou 3.612 pessoas contra a Covid-19 somente em um dia. A ação teve como público-alvo os idosos acima de 67 anos, e profissionais da saúde aptos a tomarem a segunda dose do imunizante. Também começaram a ser vacinados os idosos a partir dos 66 anos para a primeira dose. 

As pessoas que receberam a primeira aplicação da CoronaVac têm um prazo de 21 a 28 dias para receber a segunda aplicação, já quem tomou a Astrazeneca/Fiocruz, o intervalo para a segunda dose é de 90 dias. Os vacinados com a primeira dose que estiverem no prazo precisam ficar atentos tanto nas datas que constam no seu cartão de vacina e no calendário de vacinação disponibilizado pela Saúde.