Em dois dias, a Secretaria Municipal de Palmas (Semus) vacinou 2.134 pessoas do público-alvo da primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Esses números são até a quinta-feira, 15 e neste sábado, 17, das 8 às 17 horas, ocorre uma ação de mobilização com adoção de nove pontos para a imunização contra a gripe. 

Anteriormente, a Saúde havia divulgado dez locais, entretanto, o novo número foi divulgado nesta sexta-feira, 16. Estarão abertas para receber o público as Unidades de Saúde da Família (USFs) da Arse 13 (108 Sul), Arso 41 (403 Sul), Arne 64 (508 Norte), Arno 71 (603 Norte), Arno 33 (307 Norte), Liberdade no Aureny III, Morada do Sol e na Arso 111 (1.103 Sul). Também será aplicado o imunizante na Base Militar do Taquari.

A imunização segue nesta primeira etapa da 23° Campanha para gestantes, puérperas, profissionais de saúde e crianças de 6 meses a menores de 6 anos. O Plano Nacional de Imunizações (PNI) define três etapas com  grupos prioritários a serem vacinados, sendo na segunda os idosos e na terceira pessoas com comorbidades ou deficiência, caminhoneiros, trabalhadores de transporte e portuários, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema de privação de liberdade e os presos, além de jovens em medidas socioeducativas. A campanha segue até 9 de julho. 

Documentação

Conforme a Semus, para se vacinar é necessário se deslocar até uma unidade de saúde com os documentos pessoais e cartão de vacinação. Os profissionais de saúde devem levar o contracheque ou carteira de identificação de classe. As gestantes precisam de um que ateste a gravidez, em especial aquelas que estão nos primeiros meses. Já as puérperas devem apresentar a certidão de nascimento do recém-nascido.