A Capital teve uma redução de 93,5% no número de dengue registrados nos seis primeiros meses deste ano, segundo os dados do Boletim de Monitoramento das Arboviroses da Secretaria Municipal da Saúde (Semus). Do início do ano até o momento, Palmas registrou 330 casos de dengue, em 2019, no mesmo período, eram 5.114 diagnósticos positivos para a dengue. 

Ainda segundo o Boletim, a Capital contabilizou em 2020 apenas um caso de chikungunya e dois de zika, e não há registros de febre amarela em 2020. A Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) realiza diariamente um trabalho preventivo de combate dos focos do mosquito Aedes Aegypti com inspeções em imóveis para detectar possíveis criadouros, mesmo durante a pandemia da Covid-19.

“Quando descobrem, mostram ao responsável para que o mesmo possa eliminá-lo. Caso não possa ser eliminado, ele orienta a remover para outro local de forma que não acumule água. Em último caso, quando criadouros não podem ser removidos ou eliminados, é realizado o tratamento”, explica a coordenadora do Controle Vetorial da UVCZ, Lara Betânia Melo Pires Araújo. 

Após o início da pandemia, os agentes de endemias já realizaram 12.646 inspeções em residências de Palmas e 143 focos do mosquito encontrados no período. Durante as vistorias, 2.416 imóveis estavam fechados. Para as ações, os profissionais receberam treinamento sobre medidas de segurança sanitária e possuem equipamentos de proteção individual (EPIs).