Palmas apresentou na última sexta-feira, 17, mais um boletim epidemiológico sobre os casos de Covid-19 na Capital. Além dos 131 novos casos, o que chama atenção no documento é a ocupação dos leitos clínicos infantis da rede pública que chegaram a 100% de sua capacidade para receber novos pacientes. A cidade já registrou 3.400 casos da doença, com 1996 recuperados e 27 óbitos.

Segundo a prefeitura, a taxa total de ocupação de leitos clínicos públicos e privados na cidade, até o dia 16 julho, chegou a 56,9 %. Esse dado é a média que engloba os leitos clínicos para adultos na rede pública (60%), mais os leitos clínicos infantis da rede pública (100%) e os leitos clínicos para adultos na rede privada (53,3%).

Leitos de UTI

Outro dado que chama atenção é sobre a ocupação em leitos das Unidades de Terapia Intensivo (UTI) na Capital. Segundo o boletim, a taxa total de ocupação de leitos de UTI públicos e privados em Palmas é de 62,3%. Esse número é puxado pela alta de internações nos leitos da rede privada que somam 73,2%. Enquanto os leitos de UTI na rede pública estão com ocupação na casa dos 40%.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informou, a cidade de Palmas tem uma taxa de ocupação hospitalar de 59,4%, com 23 internações de pacientes residentes do município, com 16 estáveis e sete em estado grave. O boletim também aponta que outras 32 pessoas estão hospitalizadas em Palmas, mas não residem na cidade, sendo 22 graves e dez estáveis.

MPTO

Com o avanço da Covid-19 em Palmas, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) requisitou na sexta-feira, que a gestão municipal apresente informações a respeito das ações que estão sendo implementadas para enfrentar a doença. No ofício destinado ao secretário municipal de Saúde de Palmas, Daniel Borine Zemuner, a 19ª Promotoria de Justiça da Capital solicitou dados sobre a quantidade de leitos próprios e credenciados nos hospitais particulares, com indicação da atual capacidade de leitos clínicos e de UTI sob responsabilidade da gestão municipal.

Nota do município

A Prefeitura de Palmas, por meio da Semus, foi questionada sobre o que será feito para aumentar a quantidade de leitos clínicos de UTI e respondeu com a seguinte nota:

Visando o controle e o tratamento dos casos de Covid-19, Palmas organizou a Rede Municipal de Saúde desde a atenção primária até os serviços de urgência e emergência de competência do Município. Mesmo sendo atribuição do Estado, por se tratar de uma situação excepcional, Palmas está oferecendo 21 leitos de internação nas UPAs Norte e Sul, com toda a estrutura necessária que inclui respiradores mecânicos. A partir da próxima semana serão ofertados mais 14 leitos de internação, totalizando 35.  

A Semus informa ainda que no dia 13 de julho foi publicado no Diário Oficial do Município um edital de chamamento público que tem como objetivo credenciar leitos clínicos em hospitais da rede particular. A previsão é que na próxima semana o processo de contratação seja concluído e os leitos poderão ser disponibilizados para a internação dos casos de Covid-19.

Apesar do aumentos do casos confirmados, Palmas mantém uma taxa de internação hospitalar baixa e uma das menores taxas de letalidade entre as capitais do País. Isso se explica pela organização da assistência prestada na Rede Municipal de Saúde, em conjunto com a rede estadual.