Depois de queimarem um ônibus coletivo no final da noite de sexta-feira, outros dois ônibus da Expresso Miracema sofreram atentados em Palmas no final da noite de ontem. Um deles foi incendiado na TO-050 próximo ao setor Jardim Aureny IV por volta das 23h30. Esse é o segundo caso em menos de 24 horas na Capital.


Segundo uma testemunha, quando o veículo parou para buscar e deixar os passageiros no ponto de ônibus, um suspeito rendeu o motorista com uma arma e mandou que todos descessem do carro. Na sequência, ele jogou gasolina em todo o ônibus e ateou fogo.


Momentos antes do ocorrido, um outro ônibus foi alvejado na avenida principal do setor jardim Aureny IV. Segundo relatos colhidos pela equipe do Jornal do Tocantins, os bandidos teriam atirado com o intuito de parar o veículo. “Acho que eles queriam queimar o carro, mas como não conseguiram queimaram esse aí”, disse a testemunha apontando para o ônibus incendiado. Ela preferiu não se identificar.


Uma suposta carta assinada por um grupo intitulado Comando Vermelho teria sido entregue ao motorista do ônibus. A carta faz ameaças ao governo afirmando que se os direitos dos presos continuarem a ser violados “a chapa vai esquentar dentro e fora dos presídios”. A carta ainda afirma que, além dos ônibus, quartéis, delegacias e viaturas das polícias também podem ser vítimas de ataque.


Ao saber do atentado, o prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PP), divulgou em uma rede social que todos os ônibus haviam sido retirados de circulação. Apenas os corujões estariam trabalhando esta madruga. Segundo o prefeito, os incêndios estão sendo motivados pela proibição de visitas nos presídios.
Ele também afirmou que os três ônibus que circulariam na madrugada de hoje seriam escoltados por viaturas da Guarda Metropolitana. Ainda em sua rede social, o prefeito afirmou que marcou uma reunião emergencial para a hoje para debater o problema.


Em nota, o comando de greve da Polícia Civil afirmou que tem passado “informações a respeito de possíveis ordens de presos à Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte com o intuito de proteger a população, o patrimônio e a integridade física dos motoristas”. 


Eles também garantem que em nenhum momento negligenciaram informações que pudessem contribuir com a solução dos problemas. Segundo a nota, o comando de greve passará toda a madrugada deste dia 1º de plantão no Casa de Prisão Provisória de Palmas a fim de colher novas informações.
Sobre esses últimos ataques, o governo do Estado não havia se pronunciado até a divulgação dessa matéria. .

 

Acompanhe a cobertura completa dos atentados em Palmas pelo site do Jornal do Tocantins