Apesar de cair da segunda para a terceira posição do ranking nacional de focos de calor nesta semana, o Tocantins já alcança quase os 4,7 mil registros ao longo de 2021. Desde janeiro até esta terça-feira, 10, o Estado teve 4.691 focos, sendo 615 somente nos dez primeiros dias de agosto, conforme o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Os dados do Inpe ainda indicam que o Estado registra um aumento de 15% no número de focos de calor, ao se comparar com o mesmo período de janeiro a agosto de 2020. Já nesta quarta-feira, 11, ou nos próximos dias, o Tocantins deve ultrapassar a marca do 4,7 mil.

Somente em Palmas, nesta quarta, uma equipe do Jornal do Tocantins se deparou com dois incêndios em áreas verdes na Capital.  

Um dos registros ocorreu na quadra 407 Norte, próximo da entrada de um residencial. O Corpo de Bombeiros, a Brigada Estadual e mais duas Brigadas Municipais realizaram o combate às chamas no local.   

Conforme o Corpo de Bombeiros, a área atingida pelo fogo era muito grande e tinha grande quantidade de biomassa, por ser uma área com vegetação alta. O combate começou às 12h30 e se estendeu até às 15 horas.

Por volta das 14h30, o Jornal do Tocantins registrou o segundo foco de incêndio, no Sul de Palmas. O fogo também atingiu uma área de mato alto e fechado, de difícil acesso na região da Praia do Prata e Vila Militar.

A informação é que o fogo era rasteiro e o combate era realizado pela Defesa Civil de Palmas. 

Essa mesma região também registrou no último domingo, 8, outro incêndio. Na data, a suspeita dos Bombeiros era de que o fogo teria sido colocado propositalmente, devido a um incendiário propagando as chamas pela região. O combate levou horas.