Neste sábado, 21, Palmas recebe o projeto “Tocantins em Concerto” com participação da Orquestra Viva Música e os artistas Braguinha Barroso, Dorivã Borges, Genésio Tocantins e Lucimar. O projeto será apresentado em frente ao Palácio Araguaia às 17h30. A entrada é 1 kg de alimento não perecível.

O projeto cultural já percorreu Araguaína e Gurupi e chega a Palmas para celebrar os 33 anos da cidade. O evento homenageia o músico Maurício da Viola de Buriti, morador do quilombo Mumbuca. O músico faleceu no ano passado, vítima da Covid-19.

O evento reunirá cerca de 30 instrumentistas, com contrabaixo, piano, violão, bateria, metais, madeiras, contrabaixo acústico, violoncelos, violas e violinos. 

O repertório será composto por canções já conhecidas e inéditas de Braguinha Barroso, Dorivã Borges, Genésio Tocantins e Lucimar.

De acordo com a assessora Cinthia Abreu, o projeto busca valorizar as músicas regionais do Estado do Tocantins. “É um projeto que une a música clássica e a música popular tocantinense. Então são instrumentos de cordas de metais, os instrumentos tradicionalmente de cunho erudito, mas que tem o foco de valorização da música regional do Tocantins. Então a gente pegou os cancioneiros populares tocantinenses e deu um novo arranjo, um novo formato para esse projeto com arranjos mais clássicos”, enfatizou.

Após a apresentação em Palmas, o Tocantins em Concerto encerra a turnê desta temporada no sábado, 28, em Paraíso do Tocantins.

A realização do evento é da Associação Viva Música e do Ministério do Turismo, com patrocínio da Energisa, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio da Fundação Ormeo Junqueira Botelho e Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) da Universidade Federal do Tocantins, Instituto Federal do Tocantins e da Secretaria da Cultura e Turismo do Tocantins.