A Prefeitura de palmas publicou as para visitação de cemitérios no Dia de Finados para evitar aglomeração de pessoas e conter o avanço da Covid-19, conforme as recomendações da Vigilância Sanitária. As tradicionais visitas serão realizadas sem celebrações religiosas e, por isso, as capelas nos campos santos, públicos ou privados, deverão permanecer fechadas. Essa determinação é da Portaria Conjunta n° 1.082 publicada no Diário Oficial desta sexta-feira, 30

A Portaria das Secretarias da Saúde (Semus), de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) e de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais, traz também a Nota Técnica nº 33 com as recomendações sanitárias que devem ser seguidas pelas administrações dos cemitérios públicos e privados e por visitantes na próxima segunda-feira, 2. Em Palmas, são quatro cemitérios públicos municipais e um cemitério particular.

Entre as orientações da Nota Técnica estão o uso de máscara obrigatório, a disponibilização de fonte de água, sabonete líquido, papel toalha e lixeira com pedal em pontos estratégicos, além da presença de dispensadores com álcool 70%. Também deve ser realizada pelas administrações dos cemitérios a orientação do fluxo de pessoas. 

Conforme o documento ainda, as pessoas devem manter o distanciamento mínimo e levar sua própria garrafa de água, álcool em gel 70%. Também deve ser evitado tocar em pessoas, objetos ou superfícies. \Sobre o uso do álcool em gel, a Nota Técnica ainda orienta aos cuidados com o produto próximo a velas acesas. 

A Nota Técnica também tem orientações detalhadas sobre como se comportar durante a permanência nos cemitérios.

Além disso, para otimizar o tempo de circulação de visitantes, haverá consulta por nome e orientação da localização da ala e da cova dos sepultados no Cemitério Municipal Jardim da Paz. Os cemitérios estarão abertos das 7 às 18 horas e para facilitar o acesso a estes locais foram disponibilizadas duas linhas especiais de transporte coletivo.

Preparativos

A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) de Palmas realizou a limpeza e roçagem, pintura e manutenções necessárias e, em adaptação à nova realidade, dispõem de instalações novas para o atendimento dos visitantes nos cemitérios da Capital.  Foram instaladas quatro pias com oferta de sabonete líquido e álcool em gel.

Em Palmas, a o Jornal do Tocantins esteve no Jardim da Paz na semana passada e registrou a preparação para o Dia de Finados.

Ônibus

A Prefeitura de palmas ainda preparou linhas especiais de transporte coletivo atenderão população na segunda-feira, 2. Serão duas linhas que irão sair das estações Javaé e Xambioá com destino aos cemitérios de Taquaruçu, Jardim da Paz e São Miguel. O Jardim das Acácias, cemitério particular da Capital, também será atendido pelas linhas especiais.

Conforme os itinerários da Sesmu, os visitantes que forem para o Cemitério São Miguel poderão utilizar a Linha 501, na Estação Javaé, em Taquaralto, das 7 às 18 horas. Os coletivos vão sair com intervalos de uma hora e o retorno será das 7h30 às 18h30. Para quem se dirigir aos cemitérios Jardim das Acácias e Jardim da Paz, na Rodovia TO-020, os ônibus da Linha 213 estarão disponíveis e sairão da Estação Xambioá, a partir das 6h30 até às 18h30. Já para as visitas ao cemitério de Taquaruçu, localizado à esquerda da entrada do distrito pela T0-020, haverá ônibus da Linha 450, saindo da Estação Javaé, a partir das 6h20 até às 21h35.

Araguaína

A Prefeitura de Araguaína estipulou também algumas regras que serão aplicadas durante as visitas ao Cemitério São Lázaro na próxima segunda-feira. Até 500 pessoas poderão visitar o local por vez com permanência de até 30 minutos. Também haverá tendas e cadeira e antes da entrada no local os visitantes devem passar pela verificação da temperatura.