As Redes Municipais de Ensino de Araguaína e de Palmas retornam às aulas no formato semipresencial a partir desta terça-feira, 3. Ambas as redes voltarão para o segundo semestre do ano letivo de 2021 como sistemas que preveem aulas presenciais e remotas, chamados de sistema semipresencial ou híbrido. 

Em Gurupi, as atividades letivas voltaram nesta segunda-feira, 2, de forma remota, mas prevê volta presencial para o final do mês de agosto

Na Rede Estadual, as aulas no sistema híbrido começaram também nesta segunda com uma live para os estudantes e servidores da Educação das 494 unidades escolares estaduais.

Araguaína

Em Araguaína, na rede municipal, a Prefeitura anunciou nesta segunda-feira a volta das aulas no formato semipresencial. Para o retorno dos 20 mil alunos matriculados nas escolas e creches do município, a Secretaria Municipal da Educação realizou uma reunião com diretores, profissionais da educação que passaram por uma qualificação remota e também ajustes do planejamento pedagógico nas unidades de ensino.

Conforme a Educação Municipal, as aulas continuam sendo realizadas pelo sistema semipresencial, com turmas divididas entre dois grupos que semanalmente se revezam entre o ensino presencial e as atividades realizadas em casa. 

Para garantir a segurança nas salas de aula, as carteiras são posicionadas com 1,5 m de distância, todos utilizam máscaras e são disponibilizados álcool em gel. O transporte escolar e as unidades de ensino passam por uma desinfecção

Ainda de protocolos contra a Covid-19, o  preparo da merenda escolar há a implementação de medidas específicas, higienização das mãos, talheres e a forma de servir o alimento. A alimentação é oferecida aos alunos em suas carteiras, por servidores com luvas, avental, máscara e protetor facial, para evitar contato nas filas e no refeitório.

Também para o começo desse semestre as 46 escolas e 33 creches do município receberam três mil carteiras novas. 

Palmas 

Para o segundo semestre do ano letivo, a Rede Municipal de Ensino de Palmas deve retornar nesta terça-feira, 3, com as aulas em formato híbrido nas unidades escolares da Capital. O Plano de Retomada das Aulas 2021 contempla as crianças do pré-escolar II e os estudantes do ensino fundamental, que compreende as crianças de cinco anos até o 9° ano. 

Conforme a Secretaria Municipal da Educação, as 78 unidades educacionais estão preparadas para receber a volta dos estudantes em formato híbrido, online e presencial, com turmas subdivididas em dois grupos. Os grupos serão divididos em ordem alfabética com aulas presenciais e online, além de transmissão online e ao vivo das aulas presenciais pelo site do Palmas Home School. 

Inicialmente o segundo semestre terá forma híbrida com 50% dos alunos, que poderão aplicar 75% e 100% da capacidade da turma diariamente, com base nos números da pandemia. 

Segundo a Rede Municipal, as unidades educacionais terão horários diferenciados para entrada e saída dos estudantes, além do lanche. As escolas terão disponíveis dispensadores com sabonete líquido nos banheiros e com álcool em gel nos pontos de maior circulação. Nas entradas serão instalados pia e totem de acionamento por pedal para higienização das mãos e tapetes sanitizantes nas portas. 

Ao entrar os alunos e profissionais de educação terão a temperatura corporal aferida, por termômetro com infravermelho, com outras verificações a cada duas horas dentro do ambiente escolar. Todas as unidades educacionais passarão diariamente por um protocolo rigoroso de desinfecção e higienização.