Seguindo o calendário nacional de vacinação, as Secretarias Municipais de Saúde (Semus) de Palmas e Araguaína começaram nesta quarta-feira,9, o período de imunização contra a Influenza, a H1N1. Essa etapa segue até o dia 9 de julho e é a última da campanha, que vacina para as pessoas portadoras de doenças crônicas e comorbidades e com deficiência permanente, além de caminhoneiros, trabalhadores de transporte rodoviário e portuários. 

Fazem parte do grupo ainda forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas. Na primeira etapa, ocorrida entre abril e maio, foram vacinados crianças de seis meses e menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde. Na segunda etapa, até essa segunda-feira, 8, foi a vez dos idosos, com 60 anos ou mais, e professores das escolas públicas e privadas.

Em Palmas, aproximadamente 32 mil pessoas já foram vacinadas e a meta da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) é imunizar 65 mil pessoas dos grupos prioritários. Nesta terceira etapa as pessoas que integram os grupos prioritários das outras duas etapas que ainda não vacinaram também podem procurar uma das unidades de saúde da Capital para serem imunizadas. 

Já em Araguaína, a meta é imunizar 14.296 pessoas que se enquadram no grupo prioritário determinado pelo Ministério da Saúde. As doses estarão disponíveis em 12 Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. A população que se enquadra em alguns dos grupos das etapas anteriores de vacinação contra a influenza também poderão receber a vacina nas UBS.

A imunização contra a influenza reduz complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da gripe, além de evitar o colapso do serviço de saúde em tempos de pandemia de Covid-19. Também é preciso ficar atento para o prazo da vacinação contra o coronavírus e a influenza, já que as doses de cada imunizante devem ser aplicadas com intervalo de 14 dias.

Para vacinar, é necessário apresentar documento de identificação, cartão de vacinas e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Os comórbidos precisam apresentar laudo, receita de medicação de uso recorrente ou exames a doença. Os servidores das áreas listadas devem comprovar o vínculo com contracheque, crachá do trabalho, declaração ou ofício da empresa, e carteira do conselho de classe.