A Rede Municipal de Ensino de Palmas decidiu adiar a retomada das aulas presenciais para o segundo semestre do ano letivo, que está previsto para começar em agosto. As aulas presenciais a partir do formato híbrido deveriam retornar na próxima semana, na segunda-feira, 31, entretanto devido à determinação do Ministério da Saúde (MS) de iniciar vacinação de professores em junho. 

Essa medida foi anunciada pela prefeita Cinthia Ribeiro, em suas redes sociais, na noite dessa quinta-feira, 27.

Ainda segundo a Secretaria Municipal de Educação (Semed), essa medida segue a orientação do Centro de Operação de Emergências em Saúde (COE), já que faltam apenas duas semanas para encerrar o semestre letivo. Nesse período, as atividades escolares continuarão ocorrendo apenas na modalidade remota, por meio da ferramenta tecnológica Palmas Home School.

Conforme a Semed, as aulas da Rede Municipal, no segundo semestre de 2021, devem retornar no formato hibrido no dia 2 de agosto, caso os índices da pandemia estejam estáveis. Essa mudança da data do início do retorno das atividades presenciais leva em consideração a garantia do MS de vacinar os trabalhadores da educação  a partir de 15 de junho. 

Retorno

Inicialmente, a Educação Municipal tinha estabelecido o retorno das aulas no formato híbrido, presenciais e remotas para a próxima semana. As turmas que começariam com o processo gradativo da retomada presencial são as de 1º ao 5º ano, em virtude da maior necessidade da presença física do professor nos anos de alfabetização e letramento. 

Já as turmas do 6º ao 9º ano dispõem de mais habilidades e conhecimentos que propiciam o acompanhamento das atividades com desenvoltura na ferramenta Palmas Home School, que vem sendo o meio retomo utilizado pela gestão da Capital.

Na época, a Secretaria da Educação informou ainda que as escolas de tempo parcial continuarão atendendo nos dois turnos, sendo as aulas do núcleo comum em tempo parcial no período matutino. Já as aulas da parte diversificada serão por meio da plataforma online ou ainda ou bloco impresso.