Um paciente, que estava em estado grave, teve a transferência do Hospital Regional de Arraias para uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Regional de Gurupi neste sábado, 26, após atuação do Ministério Público Estadual (MPTO). O Jornal do Tocantins divulgou ainda na sexta-feira, 25, o caso, quando uma ação ordinária ajuizada pedia que o Governo do Estado e a empresa Alícia Atendimento Domiciliar e Remoções, que presta serviço de UTI móvel, realizassem o procedimento. 

Conforme o MPTO, Gesival Souza da Conceição, de 29 anos, estava entubado e corria o risco de vir a óbito caso não fosse transportado para unidade de saúde com maior disponibilidade de recursos para o tratamento. Após o pedido do MPTO, ainda no mesmo dia, a Justiça determinou a transferência por UTI terrestre ou UTI móvel, em um prazo de quatro horas.

Entretanto, o Estado e a empresa responsável não realizaram a transferência e novamente o MPTO, por descumprimento de decisão liminar, pleitou a aplicação de uma multa e intimação pessoal com urgência do gestor da saúde, advertindo sobre o crime de desobediência e possível responsabilização criminal e cível. 

Segundo o MPTO, após as ações, o paciente teve a transferência realizada no sábado, ainda pela manhã.