Começa hoje o mês dedicado a estimular as mulheres a fazerem exames preventivos contra todos os tipos de cânceres, especialmente aqueles que mais fazem vítimas do sexo feminino: de colo de útero e de mama. O chamado de Outubro Rosa tem programação variada, sempre com objetivo de chamar a atenção a necessidade da prevenção. Conforme a presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer no Tocantins, Xênia Pollyana de Amorim Galvão, já foram feitos contatos com empresas e entidades governamentais no sentido entrarem na campanha, colocando em local visível e de destaque laços com a cor rosa, símbolo da campanha. “A ideia é que haja um forte apelo visual, para que todas as mulheres sejam lembradas da importância de fazer exames preventivos, que ainda são a melhor maneira de aumentar as chances de cura contra qualquer tipo de câncer”, explicou Xênia, que é enfermeira.

Durante todo o mês a Liga Feminina intensificará o trabalho que já realiza durante todo o ano. Estão programadas blitze educativas, com distribuição de material informativo e faixas, nas avenidas de maior movimentação de Palmas. Também estão sendo construídas parcerias em cidades do interior, onde o acesso a informações e aos exames são mais difíceis. “Temos uma parceria com o município de Palmas, que realiza os exames de mamografia e preventivo de colo de útero e é essa parceria que gostaríamos de formalizar com outras cidades do interior”, informou Xênia.

Também constam na programação palestras informativas, em empresas e escolas, no sentido de apresentar cases de mulheres que tiveram a doença e que estão em tratamento ou que já foram curadas. “Todas as nossas ações são no sentido de mostrar as mulheres que quanto mais cedo a doença for descoberta, mais chances a mulher tem de cura”, reforçou Xênia.

O tema da campanha desse ano, que tradicionalmente ganha grande repercussão nas redes sociais, é #Eunocontrole. Xênia explica que a escolha tem a ver com o empoderamento. “Queremos que essa mulher empoderada, que conquistas espaços novos a cada dia, esteja no controle também de sua saúde e isso implica em fazer a prevenção”, reforça a presidente.

As secretarias de Saúde do Estado (Sesau) e de Palmas (Semus) ainda estão elaborando programações relativas ao Outubro Rosa.

#Eunocontrole é o tema da campanha, que pretende ter reforço nas redes sociais para aumentar o número participantes