A “Caminhada Passo que Salvam” tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. A iniciativa do Hospital de Amor chega a sua 8ª edição e será realizada no dia 24 de novembro, um domingo, em 600 cidades brasileiras, entre elas Palmas. Na Capital, a caminhada começa às 8 horas, no Parque Cesamar, com sorteio de brindes para os participantes.

Os interessados em participar devem adquirir o Kit com camiseta, boné e ‘sacochila’, pelo valor de R$ 35,00, que será direcionado integralmente ao Hospital do Amor para custear o tratamento de crianças e adolescentes.

O kit pode ser adquirido nos seguintes pontos de venda: Brumed, Despachante Mais, Espaço Reabilithar e JM Cop & Informática, ou ainda com vendedores voluntários. Mais informações poderão ser obtidas com a coordenadora do Hospital de Amor em Palmas, Ana Paula Bichuette, através do número (63)99944-8420 ou pelas redes sociais @palmasparavida.

Este é o sexto ano que Palmas participa da iniciativa que é realizada durante o último domingo do mês de novembro pela proximidade ao “Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil”, celebrado no dia 23 de novembro.

Incidência e Sintomas

De acordo com a instituição, o câncer infantojuvenil é a maior causa de mortes por doenças em crianças maiores de um ano de idade até o final da adolescência. Em 2018, 805 pacientes do Tocantins foram atendidos, gratuitamente, no Hospital do Amor Infantojuvenil de Barretos (SP), os quais geraram 8.084 atendimentos. Desses pacientes, 209 eram moradores de Palmas, com 5.813 atendimentos. Ao todo, foram 90 municípios tocantinenses atendidos pelo Hospital de Amor.

Entre os sinais e sintomas mais comuns da doença estão manchas roxas pelo corpo, dores de cabeça que não melhoram, perda de peso, dificuldade de engolir alimentos, aumento do volume abdominal, anemia inexplicável, reflexo branco nas pupilas, febre prolongada, aumento dos olhos, fraqueza e dores nos ossos.