A organização do Concurso Público do Corpo de Bombeiros Militar, marcado para ocorrer no próximo domingo, 27, em Palmas, estabeleceu os níveis de segurança contra covid-19 e contra fraude na execução do certame. As medidas adotadas para a aplicação de provas foram determinadas  junto com a Comissão de Concurso do CBMTO. O concurso tem 115 vagas, com 100 para a função Aluno-Soldado Classe A e 15 para Cadete.

O certame tem 15.917 inscrições confirmadas, sendo 12.531 inscritos como Praça e de 3.386 como Cadete

As provas serão realizadas em 148 salas no período da manhã, a partir das 8 horas, para os candidatos que concorrem à função para o nível superior (cadete). Já no período da tarde, às 15 horas, as provas ocorrem em 667 salas para as vagas de nível médio (soldado).  Os exames terão quatro horas de duração e os locais podem ser acessados pelos candidatos, individualmente, aqui. http://www.cebraspe.org.br/concursos/cbm_to_21

Devido a pandemia da covid-19, o CBMTO e o Cebraspe exigem que todos os inscritos estejam usando máscaras no local das provas, inclusive com unidades de reserva para trocas a cada duas horas. Todas as máscaras usadas deverão ser armazenadas em sacos plásticos. 

Nos locais de prova, o acesso dos candidatos será permitido após a medida da temperatura corporal.  Os inscritos que  apresentarem medida acima de 37,5 graus serão encaminhados para aplicação das provas em sala especial.

Também será cobrado o distanciamento social nas salas, em locais de espera e nos banheiros. Além disso, cada candidato deverá levar o seu próprio recipiente transparente contendo álcool em gel, apesar da Cebraspe disponibilizar o produto.

Tentativa de fraude

Ainda conforme as determinações do CBMTO e do Cebraspe, para inibir as tentativas de fraudes durante a aplicação das provas será proibido e desclassificado quem estiver portando aparelhos eletrônicos, como wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, gravadores, pen drive, mp3 player e(ou) similar, relógio de qualquer espécie, alarmes e chaves com alarme. 

Também haverá eliminação dos candidatos que tiverem qualquer componente eletrônico, como fones de ouvido e transmissor, gravador ou  receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.

Além disso, será motivo de desclassificação o uso de óculos escuros, protetor auricular, lápis, lapiseira, marca-texto e borracha. Ou ainda acessórios de chapelaria como chapéu, boné, gorro, recipiente ou embalagem que não seja fabricado com material transparente, tais como garrafa de água, suco, refrigerante e embalagem de alimentos como biscoitos, barras de cereais, chocolate e balas.