As ação da Operação Verde Brasil no Tocantins combatem focos de queimadas desde o início dessa semana com a ajuda de Exército, Marinha e Corpo de Bombeiros. Neste sábado, 28, mais um grupo saiu da Capital para realizar ações na região da Ilha do Bananal, na sexta-feira, 27, a atuação aconteceu também nas Serras do Carmo e do Lajeado, e outras regiões de Palmas.

São cerca de 150 civis e militares atuam no terreno no combate aos focos de incêndio e conscientização da população na Ilha do Bananal e 50 nas proximidades da Capital. O monitoramento do trabalho e a identificação de novos focos de incêndio florestais acontecem através de sobrevoos diários sobre as regiões com mais incidências no Tocantins.

Conforme os responsáveis pela Operação Verde Brasil, além de uma aeronave da Marinha a logística  das ações inclui viaturas de transporte militar e civil e ambulâncias. Um Centro de Operações (COP) no quartel do 22º Batalhão de Infantaria do Exército está ativo para receber as missões e realizar o planejamento e coordenação das atividades.

A atuação dos brigadistas acontecem em conjunto ainda com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A operação é parte da Garantia da Lei e da Ordem, com o auxílio das Forças Armadas, determinada por intermédio do Decreto nº 9.985, de 23 de agosto de 2019, pelo presidente Jair Bolsonaro, visando à atuação contra queimadas na região da Amazônia Legal.

Capacitação 

Um grupo de 58 militares do 22º Batalhão do receberam treinamento para atuar no combate aos incêndios florestais com a Defesa Civil Estadual e pelo Corpo de Bombeiros Militar. O curso durou três dias e incluiu aulas teóricas, práticas e de primeiros socorros e faz parte das atividades de integração entre diversas instituições para o combate a incidência de incêndios.

Durante a capacitação, o grupo passou por exercícios simulados de atuação em ambiente de mata e cerrado e, depois, na prática participou de aula prática de combate.

Retrospectiva

Conforme os responsáveis pela Operação Verde Brasil, já na última quinta-feira, 26, houve um  reconhecimento aéreo na região da Serra do Lajeado e no sobrevoo foi possível perceber os locais mais afetados pelos focos de incêndio. Após a identificação dos pontos, aeronave da Marinha decolou com uma equipe de militares para extinguirem os focos maiores.

Na quarta-feira, 25, a Operação combateu seis focos de incêndio na Serra do Lajeado. Foram realizados quatro lançamentos de água coletada em rios e lagoas próximas aos focos, com cerca de oito mil litros de água foram despejados sobre as chamas

Já na terça-feira, 24, o reconhecimento aéreo havia ocorrido na região da Ilha do Bananal, município da Lagoa da Confusão, onde incêndios florestais atingem intensamente do local nas últimas semanas. Posteriormente foram traçados os dias para a atuação nos focos.  Também na terça e na segunda-feira, 23, uma comitiva composta por oficiais generais que comandam as tropas envolvidas na Operação Verde Brasil visitaram o Estado.

Durante a visita, uma reunião com o governador, Mauro Carlesse, foram reforçadas as parcerias institucionais com destaque nas ações de combate às queimadas, bem como ações futuras, visando à valorização da educação ambiental.