Atualizada às 11h50

Mais de 45 policiais civis e militares começaram esta quarta-feira, 12, nas ruas com a operação Krampus, com a finalidade de combater o crime organizado em Porto Nacional, a 62 km da Capital. Ao todo, são cumpridos 12 mandados de busca e apreensão em endereços nesta primeira fase da operação.

A ação é comandada pela 7ª Divisão Especializada na Repressão ao Crime Organizado (Deic), com o apoio da Polícia Militar por meio do Batalhão de Choque de Palmas e 5º Batalhão de PM de Porto.

Conforme a Civil, o nome da operação faz referência a uma figura mitológica que acompanha o Papai Noel durante sua jornada, mas, ao invés de fazer as crianças felizes, as castigam. A lenda diz que o Krampus aparece normalmente na noite de 5 de dezembro e fica perambulando pelas ruas durante semanas, com correntes enferrujadas e sinos para assustar as crianças.

O delegado responsável pela operação, Diogo Fonseca, explicou que a operação é dividida em duas fases com foco no combate ao tráfico de drogas e homicídios ocorridos na cidade. “Hoje a primeira fase foi voltada especificamente ao combate ao tráfico de drogas, e a segunda fase que será feita em breve abarcará os crimes envolvendo homicídios ocorridos na maioria em 2019 e alguns casos mais do início do ano que elucidamos e vamos dar fim às investigações com o cumprimento de cautelares”, afirmou. 

A operação continua em andamento durante todo o dia. Até às 10 horas da manhã, Fonseca afirmou que houve quatro prisões em flagrante, sendo duas por porte de arma de fogo e duas por tráfico de drogas.