Uma operação cumpre 25 mandados de prisão para detentos do sistema prisional do Tocantins que estavam em regime domiciliar, entretanto não cumpriram de forma adequada as medidas judiciais. Ação da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) com o apoio da Polícia Civil acontece nesta sexta-feira, 6, em Gurupi.

Conforme a Seciju, participam da operação 25 agentes de execução penal e 35 policiais civis, sendo que 22 mandados haviam sido cumpridos até o final da manhã. Os mandados expedidos judicialmente continuam a ser cumpridos ao longo do dia.

Dos reeducandos presos na ação 20 foram encaminhados para o Centro de Reeducação Social Luz do Amanhã (CRSLA), em Cariri do Tocantins. Já duas mulheres foram encaminhadas para a Unidade Prisional Feminina de Talismã.

A Seciju ressalta que os apenados permanecerão nas unidades prisionais aguardando audiência, onde  devem apresentar seus argumentos para explicar o motivo do descumprimento das determinações judiciais. Após as audiências, os reeducados serão avaliados para possível regressão de regime.

Medida

A operação conjunta é resultado de 104 visitas a do regime semiaberto que cumprem prisão domiciliar na região. Conforme a Seciju, estes tiveram as tornozeleiras eletrônicas retiradas devido determinação judiciais da comarca de Gurupi. Com a retirada, a monitoração dos reeducandos do regime continuou acontecendo com vistorias in loco. Após, os agentes penitenciários entregavam  relatórios ao Poder Judiciário.