Em quatro dias de operação na Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha do Bananal/Cantão, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) apreendeu e recolheu 50 kg de pescado, 200 metros de redes e apetrechos de pesca como caniços. A ação aconteceu entre o último sábado, 22, e a terça-feira, 25, entretanto o balanço com os dados só foi divulgado nesta sexta-feira, 28. 

Conforme o Naturatins, a ação contou com a atuação conjunto do Batalhão da Polícia Militar Ambiental e realizou averiguações em toda a na Área de Proteção Ambiental da região da Ilha do Bananal e Cantão. Além das apreensões, a operação lavrou cinco autos de infrações, quatro termos de apreensão, quatro termos de doações e um termo de embargo, que somaram o valor de cerca de R$ 5 mil em multas aplicadas. 

O Naturatins informou ainda que o pescado apreendido foi doado na região. Essa ação também realizou a orientação da população sobre a prorrogação da Portaria nº 106/2019, da Cota Zero, que tem vigência até 2022, durante a fiscalização e monitoramento no rio Caiapó, que se estendeu até o rio Araguaia, e nos assentamentos Canaã, Tarumã e no povoado Senhor do Bonfim, além de uma blitz de fiscalização TO-348.