A Operação Acalento prendeu dez pessoas suspeitas de envolvimento em crimes de violência contra crianças e adolescentes no Tocantins. Essas prisões, cinco em flagrante e cinco de mandados de prisão, ocorreram do início de junho até esta sexta-feira, 16, quando os dados foram divulgados pela Polícia Civil. 

Essa operação ocorreu nos 26 estados e no Distrito Federal sob a coordenação do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), e parceria do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH).

Conforme a Polícia Civil, a operação ainda realizou 989 visitas e diligências, atendeu 525 vítimas, 136 inquéritos policiais instaurados, sendo que 144 já foram concluídos e 47 medidas protetivas solicitadas. No Tocantins, a ação contou com o efetivo de 88 policiais em atividades de investigação em 34 municípios do Estado do Tocantins.

“No decorrer da Operação Acalento foi possível confirmar que a maioria  dos crimes não são cometidos por estranhos, mas sim por familiares e pessoas próximas às vítimas. Nesse sentido, a Polícia Civil orienta a toda população que denuncie qualquer suspeita de crime praticado contra criança e adolescente e informa que as ações de combate a infrações desta natureza, continuam”, ressalta a delegada, Daíse Rodrigues.

Dados do Anuário 

Somente no ano passado, o Tocantins registrou 69 mortes violentas intencionais e 682 estupros de crianças e adolescentes entre 0 e 19 anos. Esse dado é do 15º Anuário Brasileiro de Segurança Público divulgado nesta quinta-feira, 15.