A Operação Carnaval 2019 no Tocantins terá os serviços oferecidos da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiro integrados para melhorar a resposta à sociedade e reduzir os índices de criminalidades e acidentes. A ação coordenada pelas três forças militares começa nesta sexta-feira, 1º, e vai até quarta-feira, 6.

A atuação conjunta acontecerá em todo o Estado, principalmente nas cidades com festividades carnavalescas, tendo como intuito garantir um carnaval seguro, sadio e pacífico. As informações sobre a operação foram repassadas nesta quinta-feira, 28, às 10 horas, em entrevista coletiva no Quartel do Comando Geral da PM, em Palmas.

“O planejamento e a atuação nos principais pontos de folia, com cada força atendendo na sua atribuição, irá aperfeiçoar os resultados e melhorar a troca de informações”, diz o secretário de Segurança Pública (SSP), Cristiano Barbosa Sampaio. O gestor afirma que essa comunicação já existe, mas que naturalmente, nesse período de carnaval haverá uma prestação de serviço especial.

Ao todo serão, nas centrais de flagrante e delegacias do Estado, cerca de 500 policiais civis disponíveis para atuação, conforme o informou o delegado-geral Rossílio de Souza Correia. “São agentes capacitados aguardando para realizar os procedimentos das ocorrências levadas as centrais, grande parte vinda da Polícia Militar”, relata. Questionado sobre o atendimento às mulher vítimas de violência ou assédio nesse período, o delegado Correia informou que esses atendimentos serão prioridades nesses dias.  

Já o chefe da Polícia Militar, coronel Henrique de Souza Lima Júnior, disse que haverão 3,5 mil militares disponíveis para os trabalhos ostensivos e preventivos. “Queremos que a população fique tranquila em suas residências ou nos circuitos, onde estaremos realizando o ordinário e o extraordinário para garantir a segurança”, afirma ao relatar que o máximo de policiais estará envolvido, inclusive com reforço de escalas extras.

Vistorias

Apesar da operação começar nesta sexta, o Corpo de Bombeiros já começou sua atuação com as vitórias de estruturas e aprovação de alvarás de licença para os locais onde as festas aconteceram. “Durante o carnaval estaremos presentes não só nos locais do circuito de carnaval, mas com equipes de busca e salvamento, resgate e combate a incêndios para toda a sociedade”, afirma.