Mesmo com o decreto estadual que proíbe a realização de eventos para evitar aglomerações ainda valendo, grandes festas continuam sendo organizadas de forma clandestina na Capital. Na noite do último sábado, 24, em ação conjunta, as forças de segurança interromperam duas dessas aglomerações realizadas em chácaras da Capital. A ação faz parte da Operação Tolerância Zero.

De acordo com a Polícia Militar (PM), a maior parte do público era de jovens. Na primeira ocorrência, a festa foi barrada em uma chácara próxima ao Sindicato Rural de Palmas. O local estava lotado no momento em que a fiscalização chegou, com cerca de 1.300 pessoas, situação de que desrespeita os protocolos de segurança necessários contra a Covid-19.

A fiscalização conseguiu chegar ao local após denúncia e, no local, ocorreu a apreensão de um veículo com restrição de furto/roubo. Segundo a PM, os organizadores do evento foram conduzidos para a delegacia onde responderão pela prática ilegal.

300 pessoas

O segundo evento, realizado no setor de chácaras Santa Fé, ao lado do clube da Assecad, tinha aproximadamente 300 pessoas. A fiscalização também apreendeu no local veículos com registro de furto/roubo.

Segundo o G1 Tocantins, um homem que tentou fugir do local no momento em que as força chegaram ficou com o braço preso na lança de um portão e precisou ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros. O dono da propriedade e o organizador do evento foram conduzidos para a delegacia onde foram autuados por descumprimento de decreto relativo à Covid-19.

Nas duas ocorrências, a fiscalização, composta pela Polícia Militar e com o apoio das equipes da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), Agentes de Trânsito e Transportes do Município, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Código de Postura do município aplicou 11 notificações.

Outras cidades

A Operação Tolerância Zero também ocorreu nas cidades de Arraias, Araguaína, Guaraí, Gurupi, Lagoa da Confusão, Porto Nacional e Tocantinópolis. Segundo a PM, houve um registro de ocorrência por desobediência em Combinado do Tocantins, que faz parte da 1ª CIPM - Companhia Independente da PM, em Arraias. Durante a abordagem realizada em um bar da cidade, os militares depararam com uma mulher bastante alterada gritando "que nenhum policial iria colocar a mão nela". Em seguida, uma sargento feminina fez busca pessoal. Devido o ânimo bastante exaltado da mulher, ela foi conduzida à delegacia.