A Operação “Pedra Santa” apreendeu R$ 250 mil em materiais usados para extração de minérios em garimpos ilegais no Tocantins. A ação que visa combater a extração mineral ocorreu nas cidades de Natividade, Chapada de Natividade e Almas entre a segunda-feira, 22, e o sábado, 27, e foi divulgada neste domingo, 28. 

Fizeram parte da ação o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). 

Durante as ações fiscalizatórias, foram vistoriados quatro empreendimentos, sendo que três foram autuados, embargados e tiveram equipamentos e materiais apreendidos por infringirem normas ambientais. Ao final da operação, o total de R$ 582 mil em quatro autos de infração foram aplicados.  

A ação, ao todo, apreendeu aproximadamente 27 kg de mercúrio, doze unidades de emulsão explosiva, um rolo de cordel detonante, uma espingarda calibre 22 e doze munições intactas, mais de 1,5 mil litros de diesel e cinco gramas de ouro. Ta,bém foram apreendidos  equipamentos utilizados para extração de ouro  como motores, geradores e bombas de sucção. O material apreendido está avaliado em aproximadamente 250 mil reais.